Força na Dor: A Evolução de Tom DeBlas

O Jiu-Jitsu brasileiro nos presenteou com muitos atletas que deixaram sua marca no esporte. Quase sempre, essas figuras se tornaram nomes familiares ao dominar o circuito de competição por um bom número de anos. Outros seguiram um caminho diferente e se tornaram instrumentos do bem, compartilhando seu tempo, conhecimento e experiências para ajudar sua comunidade. Hoje falaremos sobre uma pessoa única que fez as duas coisas. Esta é a história do faixa-preta de Jiu-Jitsu e campeão mundial, Tom DeBlas.

Quem é Tom De Blass?

Tom DeBlass é um atleta americano de esportes de combate que competiu em Jiu-Jitsu, Submission Grappling e MMA por muitos anos. Ele é o treinador principal e proprietário da Ocean County Brazilian Jiu-Jitsu. Ele produziu muitos competidores de classe mundial, incluindo Kyle Cranmer, Jane Ellen Russell e o campeão mundial de Jiu-Jitsu Gary Tonon.

Tom nasceu em 14 de maio de 1982 em New Brunswick, Nova Jersey. Seu primeiro gosto pelas artes marciais veio aos 5 anos de idade, quando treinou Taekwondo. Ele treinou na arte marcante coreana por cerca de 13 anos.

Na adolescência, DeBlas voltou sua atenção para o atletismo e se tornou o campeão do condado de salto em distância no colégio. Uma lesão sofrida aos 18 anos o obrigou a parar de competir no esporte. Mesmo que sua carreira no atletismo tenha durado pouco, foi apenas o começo de coisas maiores e melhores.

Ele começou a treinar Jiu-Jitsu brasileiro sob a tutela de Eric Colon. Em seguida, passou a treinar com Ricardo Almeida, renomado faixa-preta de Renzo Gracie e com vasta experiência no MMA competitivo. Ricardo Almeida, ele próprio um grande competidor, viu potencial em Tom e o ajudou a subir na classificação. Tom DeBlass ganhou sua faixa preta de Jiu-Jitsu após 6 anos e meio de treinamento consistente.

Tom DeBlass e Jiu-Jitsu

Se você quer ser um atleta ou um treinador, perseguir uma carreira em esportes de combate nunca é fácil. Tom começou a treinar Jiu-Jitsu aos 24 anos, uma boa jogada, já que ele tem formação em educação. Ele abriu sua própria academia, Ocean County Brazilian Jiu-Jitsu, e começou a ensinar alunos de todas as esferas da vida.

Como mencionado, ele produziu muitos grandes atletas que agora competem em luta de finalização e MMA. Sua academia é especialmente conhecida por construir um programa forte para mulheres e é muito inclusiva para todos que desejam treinar. Seja qual for o seu objetivo, o OCBJJ é uma excelente escolha para treinar se você mora perto.

Agora vamos falar sobre as conquistas de Tom no grappling. Como competidor, Tom DeBlass é conhecido por ser um dos melhores meias-guardas do jiu-jitsu moderno. Ele ganhou vários títulos de prestígio ao longo do caminho, incluindo o Campeonato Pan-Americano de Jiu-Jitsu quando era faixa-marrom. Ele também venceu o Campeonato Mundial No-Gi Jiu-Jitsu (Masters 1) e o Campeonato Pan No-Gi Jiu-Jitsu como faixa-preta. Além desses títulos, ele é 3 vezes vencedor do ADCC North American Trials e diretor do ADCC East Coast Trials. Suas lutas notáveis ​​​​incluem lutas com a estrela do MMA Renato “Babalu” Sobral e o campeão do ADCC Orlando Sanchez.

Tom também é um lutador de MMA talentoso com 9 vitórias e 2 derrotas. Ele competiu em várias organizações, incluindo Ring of Combat (campeão dos pesos pesados ​​e meio-pesados), Ultimate Fighting Championship e Bellator MMA. Ele assinou com o ONE Championship em 17 de maio de 2020.

defendendo o uso de artes marciais

As artes marciais têm sido uma das principais atividades de Tom desde que ele era jovem. Como a maioria de nós, a vida de Tom teve altos e baixos, e os treinos de Jiu-Jitsu o ajudaram a descobrir quem ele é e do que é capaz. Aprender a se proteger do mal pode ser uma coisa linda – o treinamento em artes marciais ensina autocontrole, responsabilidade e perseverança. Rasgando no tatame diariamente, você aprenderá que nem tudo é sobre você e que fazer parte de algo maior do que você é tão importante quanto. O engraçado é que aprender a lutar pode nos ensinar a estar em paz com nós mesmos.

lançou sua autobiografia chamada Como você aguenta: vitória e resiliência na vida Em 2021. O livro narra sua vida como uma criança em Nova Jersey, as lutas de crescer, sua educação nas artes marciais, sua batalha contra a depressão, a vida como pai solteiro e muito mais. É uma leitura fantástica e altamente recomendada para quem gosta de um conto triunfante. O livro alcançou o primeiro lugar na lista de best-sellers da Amazon em Martial Arts Biography.

Aqui está a postagem de Tom no Instagram, na qual ele agradeceu aos fãs pelo apoio.

“Fui notificado esta manhã de que meu livro sobre artes marciais alcançou o primeiro lugar entre os mais vendidos na Amazon no dia em que foi lançado.

Existem milhares de livros de artes marciais na Amazon. Eles classificam os 100 melhores (livros) diariamente.

Ontem foi meu best-seller nº 1.

Meu objetivo era me tornar um autor de best-sellers, e o alcançamos no primeiro dia. No entanto, quero atingir os mais vendidos em outras plataformas, não apenas nas artes marciais.

Estou grato, muito genuíno.

Em fevereiro de 2023, ele começou a trabalhar com pais e proprietários de academias nos Estados Unidos para liderar uma campanha anti-bullying sem fins lucrativos usando a arte do Jiu-Jitsu brasileiro. No momento em que este livro foi escrito, a iniciativa Buddies Over Bullies recebeu um tremendo apoio de academias e terapeutas não apenas na América, mas em todo o mundo.

seminários e instrução

Recentemente, Tom DeBlass fez parceria com a Evolve MMA e organizou um seminário masterclass. É seguro dizer que todos os participantes valeram seu dinheiro e muito mais.

Se você quiser aprender uma ou duas coisas com o próprio homem, nós o encorajamos a verificar seus Instructables sobre BJJ Fanatics. É um poço de conhecimento, e você sairá dele um grappler melhor!

conclusão

Tom DeBlass uma vez se descreveu como “o Runt” e agora é uma das figuras mais influentes do jiu-jitsu. Tom DeBlass continua a inspirar gerações de artistas marciais a fazer o bem, independentemente das circunstâncias.

Qualquer um pode transformar sua dor em força. Confira sua academia local e experimente o Jiu-Jitsu brasileiro hoje.

Você pode gostar:

Legado: A trajetória histórica de André Galvão

A ascensão meteórica de Gordon Ryan: a nova onda do rei do Jiu-Jitsu

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top