7 coisas que você pode fazer para manter sua acuidade cognitiva à medida que envelhece

É perfeitamente normal notar mudanças em sua acuidade cognitiva com a idade. Talvez você esteja lutando para pensar nas palavras certas para dizer durante uma conversa, perdendo as coisas com mais frequência ou até mesmo o que aprendeu em uma aula recente de artes marciais.

Felizmente, existem passos simples que você pode seguir para ajudar a manter a função vital do cérebro à medida que seu cérebro diminui de volume e o processo de envelhecimento reduz a capacidade de suas células nervosas se comunicarem umas com as outras.

Sete coisas que ajudam a retardar o declínio cognitivo devido ao envelhecimento

Vamos dar uma olhada em algumas coisas simples que você pode fazer para proteger a saúde do seu cérebro e reduzir os efeitos do envelhecimento:

1) Evite álcool e fumo em excesso

Está no topo da nossa lista porque essas duas coisas são terríveis para o cérebro e para a saúde geral. A Associação de Alzheimer lista fumar e beber em excesso como fatores de risco significativos para demência. Se você fuma, deve considerar seriamente parar de fumar, pois isso também está relacionado a outros problemas, como câncer de pulmão, diabetes e doenças pulmonares.

Beber moderadamente significa não mais que dois drinques por dia se você for homem e não menos que um drinque por dia se for mulher. Uma bebida é aproximadamente 5 onças de vinho, 1,5 onças de licor ou 12 onças de cerveja.

2) Fique por dentro de sua pressão arterial e níveis de colesterol

A pressão alta e o colesterol alto estão associados a um risco aumentado de derrame e doenças cardíacas. Ambos são fatores de risco para perda de memória e alguns tipos de demência. Por outro lado, uma pressão sanguínea saudável, açúcar no sangue e colesterol facilitam a manutenção de um peso saudável, que está associado a uma melhor função cognitiva.

Visite o médico regularmente para verificar sua pressão arterial, colesterol e níveis de açúcar no sangue e tome medidas para reduzi-los se estiverem altos. Em geral, quanto mais saudável você for, maior a probabilidade de manter a função cognitiva à medida que envelhece.

3) Exercite-se com frequência

equilíbrio pulmonar jing nan

A atividade física ajuda a manter o fluxo sanguíneo para o cérebro e reduz o risco de desenvolver problemas de saúde associados à demência, como pressão alta, açúcar elevado no sangue ou níveis elevados de colesterol.

A estudo de 2000 Um terço dos casos globais de demência pode ser retardado ao descobrir que a promoção de um estilo de vida ativo em adultos mais velhos. Converse com um médico para garantir que você esteja saudável o suficiente para praticar atividades físicas vigorosas, caso não se exercite há algum tempo.

Assim que tiver tudo liberado, atenha-se às atividades que você gosta e se sente confortável em fazer e aumente gradualmente a duração e a intensidade de seus treinos. Algumas atividades que você deve considerar ao fazer a transição para um estilo de vida mais ativo incluem:

  • aulas de artes marciaisAs artes marciais são uma excelente opção para quem quer ficar mais ativo. Você vai se divertir muito enquanto estiver lá e também terá um treino de corpo inteiro. Artes marciais como Jiu-Jitsu brasileiro, boxe e Muay Thai podem queimar até 1.000 calorias para cada hora passada no dojo, tornando mais fácil controlar seu peso. As aulas de artes marciais envolvem a realização de movimentos complexos com todo o corpo, o que ajuda a manter a função cognitiva e motora. Eles também melhoram sua saúde cardiovascular, oferecendo uma boa combinação de exercícios aeróbicos e anaeróbicos.
  • aulas de dança: as aulas de dança são outra maneira divertida de fazer seu coração disparar e suar. Você também queima muitas calorias quando dança de costas. Encontre um estilo de dança que você goste e frequente as aulas regularmente. Além dos benefícios para a saúde da dança, como melhora da saúde do coração e da cognição, você também aprende novos movimentos de dança que pode usar para impressionar seus amigos ou outras pessoas importantes.
  • flutuadorCorrida: aqui está um exercício de baixo impacto que queima mais calorias do que atividades como correr e correr, que colocam mais estresse em seu corpo. Esta é uma ótima maneira de melhorar sua resistência cardiovascular.

4) Mantenha sua mente estimulada

Envolver-se em atividades que envolvam seu cérebro ajuda a manter sua função cognitiva. Estimular seu cérebro regularmente também pode ajudar a melhorar a função cerebral se você já desenvolveu uma doença cerebral, como o mal de Alzheimer. Pode ser um trabalho mentalmente estimulante que muitas vezes o obriga a resolver problemas ou aprender novas habilidades. Apenas encontre coisas que o forcem a usar seu cérebro. Mesmo atividades como artes marciais ou aulas de dança estimulam seu cérebro porque você está sempre aprendendo coisas novas.

Você também pode manter sua mente estimulada jogando jogos de memória ou cerebrais para manter sua mente ocupada. Esses jogos não cancelam necessariamente as alterações cerebrais decorrentes do envelhecimento, mas ajudam a treinar e testar sua memória. Eles também podem ser atividades sociais divertidas.

5) Manter uma alimentação saudável

salada de frutos do mar

O que você come e bebe pode afetar o quão bem você se lembra e pensa sobre as coisas. Alimentos que contêm nutrientes como ácidos graxos ômega-3, vitamina E e vitaminas do complexo B têm sido associados a uma melhor função cerebral. Por outro lado, consumir alimentos ricos em gordura saturada pode Afeta adversamente a função cerebral e a memória,

A dieta ideal para o funcionamento do cérebro consiste em frutos do mar, vegetais e frutas frescas. Planos de dieta, como a dieta Dietary Approaches to Stop Hypertension (DASH) e a dieta mediterrânea, que se concentram em frutas frescas, grãos integrais, carnes magras e vegetais de folhas verdes, ajudam a manter a função cognitiva e a saúde geral.

Há também uma nova diretriz dietética chamada dieta Mediterrânea-DAS Intervention for Neurodegenerative Delay (MIND) que é projetada especificamente para a saúde do cérebro. Isso inclui alimentos que promovem a função cognitiva adequada, como peixes, aves, grãos integrais, legumes, vegetais, nozes e óleos saudáveis, enquanto eliminam grupos de alimentos não saudáveis, como doces, massas, queijo, margarina, manteiga e carne vermelha. o.

6) Faça mais sexo

Sim, ser sexualmente ativo ajuda a manter sua mente afiada. A atividade sexual semanal está associada a uma melhor função cerebral em pessoas de 50 a 83 anos. O sexo leva à liberação de substâncias químicas no cérebro que melhoram a função cognitiva.

7) Socialize com frequência

Passar um tempo conversando com amigos ou fazendo novos amigos é muito bom para sua mente. A estudo 2021 Examinar idosos no Japão mostrou que os participantes que arranjavam tempo para socializar com frequência tinham um risco menor de demência do que aqueles com vida social limitada.

Atividades em grupo, como artes marciais, dança ou aulas de cardio kickboxing, são ótimas maneiras de fazer exercícios de qualidade que lhe dão a chance de interagir com pessoas de todas as esferas da vida. Essas são ótimas maneiras de fazer amigos em qualquer idade.

Você pode gostar:

Como iniciar (e manter) sua jornada de condicionamento físico



Evolve Mixed Martial Arts® é a principal marca de campeonatos de artes marciais da Ásia. Apresenta autênticos campeões mundiais de Muay Thai, Brazilian Jiu-Jitsu, Mixed Martial Arts, Boxe, Wrestling e No-Gi Grappling. Nomeada a Organização de Artes Marciais nº 1 na Ásia pela CNN, Yahoo! Sports, Fox Sports, ESPN StarSports, Tokyo Times e muitas outras autoridades importantes, a Evolve MMA visa fornecer a melhor instrução de artes marciais disponível em qualquer lugar do planeta.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top